Pages

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O Reino de Deus: Um reino presente ou futuro?

        O reino de Deus (também chamado de "reino dos céus", "reino do Senhor", "o reino", etc.) é a base do ensino da Bíblia como um todo. As Escrituras revelam Deus por meio de várias metafóras, mas a principal imagem empregada pelos autores bíblicos é a de Deus como rei divino (veja, p ex., 1Sm 8.7). A convicção básica de que Deus é o rei supremo é acompanhada da convicção de que a criação é o seu reino (Sl 47.1-9;83.18; Dn 4.25-26; 5.21). Nesse sentido geral, portanto, Deus sempre foi o rei soberano que, do seu trono celeste, governa sobre todas as coisas (Sl 103.19; 113.5; Mt 5.34; Ef 1.20; Cl 1.16; Hb 12.2; Ap. 7.15).
          Ao mesmo tempo, o conceito bíblico do reino de Deus também tem um sentido específico. Jesus descreve esse sentido mais estrito do Reino de Deus da seguinte maneira: "venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu" (Mt 6.10). A santidade e a glória de Deus em sua sala do trono no céu são tão sobrepujantes que todas as criaturas em sua presença o glorificam com serviço voluntário e absolutamente dedicado. Na Terra, porém, as criaturas se rebelam e se recusam a reconhecer Deus como rei, e reinos perversos se levantam para fazer frente ao reino divino. Do começo ao fim, as Escrituras apresentam a esperança de que essa disparidade entre a sala do trono no céu e a terra será, um dia, eliminada (1Cr 16.31). Deus julgará os perversos e conduzirá a humanidade redimida a uma nova criação (Is 65; Zc 14). Quando essa transformação ocorrer, somente o reino de Deus permanecerá e a obediência voluntária a ele se estenderá até os confins da Terra, do mesmo modo como a vontade de Deus é feita hoje no céu (1Cr 16.31; Sl 97.1-2).
          No entanto, como as Escrituras revelam, Deus determinou que esse fim será alcançado mediante um longo processo histórico. Na escolha de Abraão e seus descendentes como povo especial de Deus (Êx 3.6-7; 6.2-8), o reino de Deus se limitava, quase inteiramente, à nação e a terra de Israel. Deus afirmou o seu reino na terra ao liberta Israel do Egito e levar o seu povo para a Terra Prometida (Êx 15). Nos reinados de Davi e Salomão, Israel se tornou um império, com os filhos de Davi assentados no trono pertencente a Deus como seus corregentes (2Cr 6) e o templo como estrado dos pés de Deus (1Cr 28.2) Essa forma étnica e geograficamente limitada do reino não era um fim em si. Pelo contrário, a Israel do Antigo Testamento foi estabelicida como um estágio a partir do qual o reino de Deus se estenderia, em seu devido tempo, a todos os povos e nações da terra (Gn 17.17-20; 18.18; Rm 4.13-17).
              A rebelião manifesta de Israel e Judá provocou uma crise no reino de Deus. Porém, o Antigo Testamento anunciou que, depois do exílio, Deus eliminaria os perversos da terra e estabeleceria o seu reino sobre todo o planeta sem oposição (Ml 4). Nessa ocasião, a obediência plena a Deus se espalharia até aos confins da terra, abarcando judeus e gentios (1Cr 16.23-36; Sl 67; 97; Is 52.7-15).
              O Novo Testamento ensina que esse estágio final de abrangência mundial do reino de Deus se iniciou com a encarnação de Cristo. Ele e João Batista proclamaram as boas-novas de que o reino estava próximo (Mt 3.2; 4.17; Mc 1.15). No entanto, ao contrário das expectativas dos judeus. Jesus e seus apóstolos explicaram que o reino mundial de Deus na terra não viria repentinamente em toda a sua plenitude. Antes, em seu ministério aqui na terra, Cristo deu início ao estágio final do reino (Mt 2.2; 4.23; 9.35; 27.11; Mc 15.2; Lc 16.16; 23.3; Jo 18.37) que está em andamento hoje na igreja (mt 24.14; Rm 14.16-17; 1Co 4.19-20; Cl 4.11) e se encerrará definitivamente quando Cristo voltar em glória (1Co 15.50-58; Ap 11.15). Quando esse dia chegar, a vontade de Deus será feita por toda a terra como ela é feita hoje no céu.

Fonte: Artigo extraido da Bíblia de Estudo de Genebra
2ª Edição Revisada e Ampliada

0 comentários:

 

Vale o clique e, principalmente, a reflexão.

Rádio Reformada

Rádio Reformada
Santifica-os, a Tua Palavra é a Verdade.

Vale o clique e, principalmente, a reflexão.

Voltemos Ao Evangelho

Visitinhas